quarta-feira, 23 de junho de 2010

MARKETING JURÍDICO

E… O que é Marketing Jurídico?


Maritza I. Martínez de De León – KABODConsulting



Primeiro definamos o termo Marketing, como um “processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e o intercâmbio de produtos e serviços com outros”. Uma definição totalmente enfocada em servir ao cliente. Aplicando este conceito, podemos definir o Marketing Jurídico como o processo que permite ao advogado ou escritório legal detectar as necessidades e desejos do entorno para poder satisfazê-los adequadamente. Uma definição, igualmente, enfocada em servir ao cliente.



É assim como, através da aplicação do Marketing Jurídico, um advogado ou escritório legal pode conhecer as necessidades reais, e até prever as futuras de acordo às tendências do mercado, de seus clientes atuais e potenciais, maximizando o alcance de sua operação.



O Marketing é um termo que começa a escutar-se no círculo de advogados nos Estados Unidos e na Europa, aproximadamente na década dos 80. E daquela época até a atual, a tendência geral foi a de captar cada vez uma maior atenção do meio jurídico. Atualmente, é um processo que tem sido implementado em muitos países do mundo, significando sua implementação, todo um sucesso para as empresas mais proeminentes a nível mundial.



O enfoque total do Marketing Jurídico é poder ter uma base firme sobre a qual possa desenvolver as atividades do escritório legal, divulgar seus serviços e, não apenas isso poder valorizar as atividades que realiza de forma estratégica. Assim, não nos permitimos ocupar tempo, dinheiro ou algum outro tipo de recursos, em atividades que não venham a ser rentáveis para o escritório.



Cabe destacar que na definição que demos ao termo Marketing Jurídico, falamos sobre um ponto muito importante, “… conhecer as necessidades reais e até prever as futuras de acordo às tendências do mercado, dos seus clientes atuais e potenciais”. Neste ponto, falamos nada mais nada menos que de Planejamento. O único modo de perceber o que está acontecendo agora e prever o que pode suceder é com um devido planejamento. E, como o planejamento nos ajuda a prever? Com um planejamento correto pode-se conhecer sua situação atual e ir monitorando o entorno e como podem afetar-lhe as mudanças que estejam ocorrendo e as que possam ocorrer. Apoiados com um Plano de Marketing enfocado em nosso escritório e seu entorno, podemos obter um planejamento a curto, médio e longo prazo.



Recordemos que nosso entorno de negócios atual nos submete a constantes mudanças, dos quais o mundo legal não se exime. Fatores como:



a extensão das práticas jurídicas mais além dos países de origem do escritório de advocacia (internacionalização de serviços),

a diversificação dos serviços legais,

a grande quantidade de profissionais e empresas que encheram o mercado,

a aparecimento no cenário de concorrentes de outras profissões que podem oferecer serviços que no passado somente ofereciam os advogados,

as alianças estratégicas entre escritórios legais e outras empresas profissionais (diversificação),

entre outros, ocasionaram que a necessidade de conhecer mais sobre os benefícios da implementação de técnicas de Marketing nos escritórios legais seja crescente. Cada vez mais, percebemos que formamos parte de um entorno completamente competitivo no qual sobrevive quem o conheça e possa obter os maiores benefícios para si.

Resumindo, o Marketing Jurídico, possui como finalidade primordial criar valor e oferecer valor aos clientes do escritório legal, criando um vínculo permanente entre o advogado e seu entorno ou mercado.



Desta forma, apóia a gestão do escritório para que seus recursos sejam orientados para as atividades que sejam realmente rentáveis, que ajudem a consolidar sua imagem (marca) no mercado (presença) e assim alcançar níveis de diferenciação que lhes permitam destacar-se, sempre sob altos níveis de ética profissional